Dezembro, o meu mês favorito do ano - celebrando as festas de fim de ano em Portugal

Dezembro é o meu mês favorito do ano por muitas razões. Primeiro, porque é a época das festas de fim de ano, uma das épocas mais emocionantes e alegres do ano. Em Portugal, as festas de fim de ano são celebradas com muitas tradições culturais únicas e ricas em significado.

Uma das principais festas de fim de ano em Portugal é o Natal. Em todo o país, as pessoas se reúnem em suas casas com a família e os amigos no dia 24 de dezembro para o jantar de Natal. Este é um jantar muito especial, geralmente servindo o bacalhau com todos os enfeites. Além disso, serão servidos muitos outros pratos típicos deste feriado, como o famoso arroz doce ou sonhos que nossa avó costumava preparar para nós.

Antes do jantar, muitas famílias portuguesas assistem a missa do galo, tradicionalmente realizada à meia-noite do dia 24 de dezembro. A missa do galo conta a história do nascimento de Jesus Cristo e é uma celebração emocionante para os cristãos.

Outra tradição do Natal em Portugal é a decoração. Castiçais com velas, pequenas árvores de Natal e guirlandas estão espalhados pela casa, a iluminar os rostos dos nossos amigos e familiares.

Após o Natal, chega a celebração de Ano Novo. A noite de Ano Novo é uma das mais importantes ocasiões para o povo português. A festa começa antes da meia-noite quando os portugueses começam a juntar-se nas praças principais, especialmente na Praça do Comércio em Lisboa. As pessoas celebram juntas a chegada do Ano Novo, assistindo aos espetáculos de fogos de artifício, beijando-se e abraçando-se.

A celebração do Ano Novo é também a celebração das mudanças na vida. Muitas pessoas fazem uma lista de resoluções de Ano Novo, que muitas vezes incluem parar de fumar, perder peso ou encontrar um novo emprego. É um momento em que todos nós podemos ter uma nova esperança por mudanças positivas em nossas vidas.

Além disso, outra tradição portuguesa na noite de Ano Novo é a mesa dos doces. Este é um buffet de sobremesas preparado principalmente pela mãe e avó. Entre as iguarias presentes estarão certamente o bolo-rei e vários tipos de açúcar geralmente misturados com amêndoas. A mesa dos doces é a melhor sobremesa que você pode ter durante o ano inteiro.

Em resumo, dezembro é sem dúvida um dos melhores meses do ano para estar em Portugal. Com as tradições culturais únicas e ricas em significado, as festas de fim de ano são um momento muito especial para as famílias portuguesas se reunirem e celebrarem juntas o amor, a vida e a mudança. Se você ainda não experimentou o Natal e o Ano Novo em Portugal, reserve uma viagem e junte-se às celebrações!